Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Área do conteúdo

Competências Desenvolvidas pelo Curso

As competências gerais estabelecidas para a formação de engenheiros são baseadas no Parecer CNE/CES nº. 1, de 23/01/2019 e Resolução CNE/CES nº. 2, de 24 de abril de 2019, compreendendo um total de 8 (oito) competências que serão desenvolvidas ao longo do curso de graduação, estas são listadas a seguir.

CG1 – formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

CG2 – analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;

CG3 – conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;

CG4 – implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;

CG5 – comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;

CG6 – trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;

CG7 – conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;

CG8 – aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

O curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFC compreende e procurará garantir uma formação que permite o egresso a construção e reconstrução de seus conhecimentos específicos, periodicamente, de forma segura e confiável, cujas competências específicas (CE’s) são mostradas a seguir e estão associadas a áreas estratégicas do curso, a citar:

  • Geotecnia Ambiental (CE1);
  • Recursos Hídricos (CE2);
  • Gestão Ambiental (CE3);
  • Tecnologia Ambiental (CE4);
  • Energia e Meio Ambiente (CE5).

CE1 – Planejar e empregar atividades de geotecnia ambiental em relação a problemas associados a projeto, execução e pesquisa, visando atingir soluções ambientalmente sustentáveis.

CE2- Planejar, projetar, implementar, gerenciar e monitorar sistemas socioambientais, buscando soluções técnicas e/ou tecnológicas inovadoras que propiciem a segurança e a sustentabilidade dos recursos hídricos.

CE3- Planejar, Elaborar, implantar e gerir os Sistemas de Gestão ambiental, licenciamento ambiental, auditoria ambiental e planos de controle de poluição no meio ar, água e solo, avaliando risco, vulnerabilidade e exposição de áreas urbanas e rurais e/ou empresas públicas e privadas.

CE4- Planejar, projetar, construir e operar sistemas de Abastecimento e tratamento de água, Sistemas de esgotamento e tratamento de esgotos, Gestão e manejo dos resíduos sólidos e sistemas de drenagem pluvial, buscando o equilíbrio do meio natural frente às demandas socioeconômicas, considerando soluções técnicas e/ou tecnológicas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável, prevenção de doenças e promoção da saúde da sociedade.

CE5- Gerenciar e monitorar sistemas energéticos, recursos e os impactos decorrentes da sua produção e consumo no solo, água e ar, assegurando sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo