gov.br

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi criado em 2004 como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O Enade tem por objetivo avaliar:

• O processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares;
  • O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
  • O nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova é aplicada todos os anos, em conformidade com as áreas de avaliação do ciclo avaliativo trienal.  A avaliação promovida pelo Enade abrange estudantes ingressantes e concluintes  que atendam aos critérios de habilitação.

0s alunos CONVOCADOS para à avaliação por meio do Sistema Enade, deverão:

• Preencher seu cadastro;
  • Informar, quando pertinente, necessidades de atendimento especial, específico ou especializado, para sua efetiva participação na prova, conforme legislação vigente e regulamentação específica;
  • Preencher o Questionário do Estudante – Observação: só consegue fazer a prova quem preencher o questionário;
  • Consultar local de aplicação de prova.

Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, nos termos de regulamentação específica, ficarão em situação irregular perante o Enade. A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, pois caracteriza ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

Links de provas Anteriores:

Links para dúvidas: Enade no portal INEP e o site do Enade na UFC