gov.br

Eng. Ambiental participa do Enade em 2023

Data de publicação: 24 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

O que é o ENADE?

Enade é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). O exame é aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso.

E os ALUNOS CONVOCADOS?

Por meio do Sistema Enade, deverão:

• Preencher seu cadastro;
  • Informar, quando pertinente, necessidades de atendimento especial, específico ou especializado, para sua efetiva participação na prova, conforme legislação vigente e regulamentação específica;
  • Preencher o Questionário do Estudante – Observação: só consegue fazer a prova quem preencher o questionário;
  • Consultar local de aplicação de prova, que será realizada no dia 26/11/2023.

QUAL O CONTEÚDO DA PROVA DO ENADE?

As provas do Enade são divididas em Área de Formação Geral (parte comum a todas as áreas, que avalia os conhecimentos sobre atualidades, ética, acessibilidade, meio ambiente etc.) e Área de Formação Específica (cada curso possui a sua diretriz específica). Abaixo constam as diretrizes das provas, com o conteúdo que cairá no Enade 2023

DA SITUAÇÃO REGULAR DO ESTUDANTE PERANTE AO ENADE!!!

A situação regular do estudante habilitado inscrito no Enade 2023 será atribuída mediante uma das seguintes ocorrências:

• Efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2023, atestada pelo Inep mediante preenchimento do Questionário do Estudante e assinatura na lista de presença da sala de prova, desde que não haja registro de eliminação, nos termos do Edital.
  • Regularização da situação do estudante concluinte no Enade 2023, por intermédio de dispensa de prova, quando do cumprimento dos demais requisitos previstos para a atribuição da situação regular perante essa edição do Exame, nos termos do Edital.
  • Regularização da situação do estudante ingressante ou concluinte no Enade 2023, por intermédio de dispensa integral de sua participação no Exame, por ato do Inep ou por registro de Declaração de Responsabilidade da IES, nos termos do Edital.

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, pois caracteriza ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

POR QUE DEVO FAZER O ENADE COM RESPONSABILIDADE?

Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 a 5. Isso define as politicas institucionais em termos de Brasil, Universidade e o próprio curso. Por isso, torcemos que todos façam a avaliação e respondam o questionário entendendo que é uma ferramenta importante para o futuro do seu curso.

E FOI INCRÍVEL!!!

No dia 26/11/2023 os alunos do curso de engenharia ambiental participaram da avaliação do Enade. Realizaram a prova 31 estudantes. Agradecemos pelo empenho e encerramos a campanha “Nós no Enade” com chave de ouro.

EM CASO DE DÚVIDAS!!

Em caso de dúvidas: