Perfil do Egresso
Conforme as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, contidas na Resolução CNE/CES nº. 2, de 24 de abril de 2019, o perfil dos egressos de um curso de engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:
I – ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II – estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III – ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV – adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática.
O egresso deve ser capaz de propor e/ ou executar soluções técnicas sobre quaisquer necessidades ambientais, além de ser capaz de coordenar e/ou atuar em equipes multidisciplinares e transdisciplinares.
O Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária deverá:
- Possuir formação sólida em Engenharia, a qual é de fundamental importância para a resolução de muitos problemas ambientais, ou seja, de ter ciência dos limites da ação do homem em sua interação com o meio ambiente;
- Interagir com profissionais que apresentem interface com a Engenharia Ambiental, tais como: Direito, Administração, Biologia, Engenharias, Sociologia, Antropologia, Química, entre outras;
- Compreender o desenvolvimento sustentável, atuando na preservação, na recuperação e controle da qualidade da água, ar e solo;
- Realizar diagnósticos ambientais, propondo medidas corretivas e preventivas através da aplicação de normas, técnicas e legislação em conformidade com os aspectos ambientais;
- Possuir conhecimento para trabalhar nas áreas de Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Energia e Meio ambiente, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental;
- Adaptar-se às mudanças do mundo contemporâneo, bem como ser agente de mudanças, sendo apto a pesquisar e desenvolver novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
- Compreender os métodos de produção, comunicação e transmissão articulada dos saberes, visando a integração entre ensino, pesquisa e extensão.