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Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

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Histórico do curso

A criação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária surgiu de um longo debate até sua implantação na Universidade Federal do Ceará.  A sua concepção começou a partir de reuniões e discussões sobre expansão do Centro de tecnologia e a carência de profissionais no mercado de trabalho em algumas áreas do conhecimento. A partir deste contexto, em reunião do Conselho do Centro de Tecnologia, realizada em 25 de Agosto de 2008, foi aprovada a formação de uma comissão para propor a criação de novos cursos de graduação em Engenharia no CT, tendo como Presidente o Prof. Célio L. Cavalcante Jr. (Vice-diretor do CT), com um representante de cada Departamento interessado no assunto.

A Comissão foi constituída pela Portaria 204/2008, do Diretor do Centro de Tecnologia, de 02/Setembro/2008, contando, além do Presidente, com representantes dos Departamentos de Engenharia Química (Profa. Assunção de Maria Pinho de Paiva Timbó), Engenharia Mecânica e Produção (Profa. Maria Eugênia Vieira da Silva), Engenharia Metalúrgica e Materiais (Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda), Engenharia Elétrica (Prof. Ricardo Silva Thé Pontes) e Engenharia Hidráulica e Ambiental (Prof. André Bezerra dos Santos). Ao longo do trabalho, esta Comissão foi alterada, por solicitação dos Departamentos interessados, sendo modificada através da substituição dos representantes do Departamento de Engenharia Química (pelo Prof. Hosiberto Batista de Sant´Ana) e do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção (pelo Prof. Paulo Alexandre Costa Rocha).

A Comissão apresentou como resultado final de inúmeras reuniões a proposta de criação de três novos cursos de graduação no Centro de Tecnologia, a iniciar no primeiro semestre de 2010:

– Engenharia de Energias Renováveis,

– Engenharia Ambiental,

– Engenharia de Petróleo.

As diferentes gestões do curso Engenharia Ambiental implementaram diversas medidas. Muitas discussões foram postas em pauta nos diferentes colegiados e NDEs, baseadas na avaliação institucional e no perfil dos egressos do curso. O NDE do curso identificou a necessidade de uma mudança no nome da graduação, passando a se chamar Engenharia Ambiental e Sanitária.

A criação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFC proporcionou a possibilidade de formação de profissionais que podem dar uma importante contribuição para o desenvolvimento do Estado do Ceará, através da atuação destes profissionais em órgãos e empresas públicas e privadas que atuam nas mais diversas áreas que têm inter-relações com o meio ambiente.

Os Engenheiros Ambientais e Sanitaristas estão aptos ao desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação de tecnologias consolidadas para prevenção e controle da poluição ambiental. Além disso, estes engenheiros podem participar dos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais.

A existência de profissionais com essas características é certamente importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no ambiente. Os impactos ambientais das diversas tecnologias e a inserção do meio ambiente nos processos de tomada de decisão e no planejamento de grandes obras de engenharia vêm adquirindo crescente relevância em todo o mundo, projetando a necessidade de profissional com formação qualificada e capacitado para estudar, exercer controle, gerar e monitorar práticas ambientais antrópicas e de degradação ambiental.

Objetivos do Curso

1.Objetivo geral

Formar profissionais de nível superior empenhados com o desenvolvimento sociocultural, ambiental e econômico do país, de modo a atender as demandas da sociedade com vistas a políticas de desenvolvimento, regionais e nacionais, baseados nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais, aplicados em projetos e planos de gestão, conforme as orientações preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia (Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2019).
2. Objetivos Específicos

● Oferecer condições aos discentes de se tornarem profissionais competentes e cidadãos com pleno conhecimento de suas responsabilidades, dentro da realidade do país, e das medidas a serem adotadas para proporcionar o bem-estar da sociedade;
● Possibilitar o trânsito entre diversas áreas do conhecimento humano, pela característica interdisciplinar das questões ambientais;
● Formar profissionais de Engenharia que tenham forte embasamento nas Ciências Básicas (Matemática, Química, Física e Biologia), permitindo sólido embasamento em Ciências de Engenharia, com ênfase nas áreas de gestão de recursos hídricos, tecnologias ambientais, gestão ambiental, geotecnia ambiental e energia e meio ambiente;
● Estimular a pesquisa, através da criação e aplicação de tecnologias para provimento de soluções para as demandas sociais, com a junção de conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula com aqueles provenientes da prática;

 

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